Como fazer a rosa do deserto florescer rápido
O que fazer para sua rosa do deserto florescer mais rápido? Você já se fez essa pergunta? Eu já me fiz essa pergunta um dia e, agora que já sei a resposta, a trarei aqui pra vocês.
Hoje estarei mostrando como fazer para que uma planta, mesmo nova, consiga dar muitas flores. Então, sem mais delongas, confira o conteúdo com o que eu faço pra conseguir ótimos resultados com minhas rosas.
1 – Cuidado com a água
Primeiramente, começo falando sobre a água. A gente sabe que a rosa do deserto é uma planta que gosta de muita água.
Quando falamos em rosa do deserto, logo pensamos que se trata de uma planta que não precisa de muita água, pelo fato de ser uma planta do deserto. Mas é aí onde a gente se engana, pois ela gosta de água sim.
Contudo, quando eu falo que ela gosta de muita água, é importante tomar cuidado com os excessos. O substrato encharcado não é o ideal, pois ela é uma suculenta.
Então, como fazer a rega? Tudo parte de conhecer seu substrato, pois assim você saberá a forma de regar.
Para isso, separe um vaso em casa e coloque o substrato que costuma usar na sua rosa do deserto, faça a rega e saberá o quanto de água será ideal para ele.
Você vai molhar esse substrato e ao longo do dia você vai analisando como fica a regra dele, se precisa retirar mais água ou colocar mais água. Essa é uma boa dica e fará toda a diferença no seu cultivo.
2 – O sol para sua rosa do deserto
E o segundo cuidado mais importante que a gente tem que ter com a rosa do deserto é na questão do sol.
Quanto tempo de sol é o ideal para a planta?
Não tem uma regra quanto a exposição ideal para sua rosa do deserto, porém eu costumo utilizar aqui na parte da manhã.
Se você não tem a parte da manhã toda, ou seja, se você não tem a disponibilidade do sol da manhã, você pode deixar no sol da tarde, a partir das 14, já que nesse meio tempo o sol estaria muito quente e, dependendo da idade da sua planta, ela pode queimar o caudex, que causa uma espécie de ferida no tronco da rosa do deserto.
E se você não tem condições de deixar sua planta no sol por muito tempo, tente deixar ao menos de 2 a 3 horas por dia. Isso já é suficiente para ela começar a produzir flores.
O adubo certo ajuda sua rosa do deserto a florir mais rápido
Também é muito importante a questão do adubo para o desenvolvimento da rosa do deserto, principalmente para colocar flores.
Através do adubo sua planta vai conseguir todos os nutrientes necessários para obter floração bem mais rápido.
Mas que tipo de adubo eu posso estar utilizando? Você pode estar utilizando a do orgânico, porém o adubo orgânico leva um tempo maior para a planta absorver e, consequentemente, mostrar o resultado dessa adubação, ou você pode usar o adubo químico.
O que eu indico para vocês é fazer das duas formas, usar tanto o adubo orgânico quanto o químico. Intercalando os dois para conseguir um bom resultado.
E o adubo orgânico, para quem não sabe, seria aquele com: casca de ovos, de banana, cinzas de carvão ou o próprio carvão, que, apesar de não ser um adubo, ajuda sua planta, além de outros materiais orgânicos. Tudo o que vem da natureza, que pode ser usado como adubo, é considerado um adubo orgânico.
4 – Ventilação para sua rosa do deserto
E o quarto pilar para que sua rosa do deserto tenha floração é a ventilação.
A ventilação é algo que é pouco falado, mas que faz toda uma diferença no desenvolvimento e no culto dessa planta.
Uma boa ventilação ajuda a evitar que a planta pegue praga com maior facilidade e também estimula o desenvolvimento não apenas dessa planta como de outras também.
Então é interessante deixar sua planta em um local onde passe corrente de ar com frequência, não precisa se um vento forte, mas uma boa ventilação.
Ainda sobre isso, é ideal também sempre deixar uma rosa no deserto mais afastado da outra para evitar a competição de sol e, principalmente, proporcionar que o vento circule entre as folhas e o caudex.
5 – O quinto pilar para sua rosa florescer mais rápido
Esse quinto pilar aqui deixará vocês surpresos.
Talvez você esteja pensando que é o substrato, já que eu não falei dele, mas não é.
Como sempre digo nos conteúdos que trago pra vocês, o substrato é apenas a base para sua planta. É dele que a rosa do deserto vai tirar os nutrientes e é ali onde ela desenvolverá as raízes.
Então, se você tem um substrato bem elaborado, ótimo, e se você tem só areia ou terra vegetal, casca de pinus ou qualquer que seja a formulação dele, isso não importará muito.
O substrato é apenas a base da planta, então o que terá muita importância são esses pilares que apresentei aqui, com o quinto dele sendo: a técnica correta.
Pra você chegar no resultado que tive, com sua rosa do deserto florescendo muito, apesar de ser nova, há uma técnica. Não é apenas colocar adubo uma vez ou outra que chegará num bom resultado.
E essa técnica diz respeito à forma como é feita a adubação, a forma como é feita a troca de substrato, de replantio e também como vamos manejando a planta ao longo do seu desenvolvimento.
O cuidado deve ser realizado desde quando é feita a germinação até quando ela começar a florir.
Mas é importante mencionar que há também a questão genética, pois algumas plantas dão flores e se desenvolvem mais rápido que outras. Mas no geral elas começam a dar flores dentro de alguns meses com uma boa técnica de manejo.
Como eu faço minha adubação?
A técnica que eu uso aqui eu começo tudo nas bandejas, onde faço todo o processo de germinação delas. E então vou fazendo a adubação de três em três dias com adubo foliar. Desse modo, a planta sempre terá nutrientes disponíveis.
É costume as pessoas fazerem a adubação de 15 em 15 ou de 30 em 30, mas aqui eu faço de 3 em 3 dias, sempre colocando um pouco. Deve ser assim, uma quantidade bem reduzida, porém com uma grande frequência. E faço a troca de vasos gradativamente.
Conforme a planta for crescendo, eu aumento o substrato pra que pegue mais adubo. Assim ela não sente falta de nenhum nutriente e desenvolve a raiz. Quando ela desenvolve a raiz rápido, terá força e energia para retirar os nutrientes que precisa para conseguir dar suas flores.
Considerações finais
Então são essas técnicas que a gente utiliza para chegar nesse resultado. Se você quer que sua rosa do deserto tenha flores mais rápido, deve segui-los. E é importante que seja realizada essa sequência.
Muitos cultivadores utilizam essa técnica ou similar para terem sempre plantas bonitas. Ou seja, o foco não é no adubo, mas na forma correta de adubação. Há muitos adubos no mercado, que proporcionam um bom resultado, mas esse resultado vem quando se realiza um processo adequado.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui
ADQUIRA JÁ NOSSO MARAVILHOSO E-BOOK
CLIQUE AQUI>>>>>PRODUZINDO MUDAS PARA OBTENÇÃO DE MARAVILHOSAS ROSAS
Clica aqui >>> Para mais informações sobre as Rosas do deserto e outras plantas
Créditos para o Parceiro Lucas – Canal :
Você Cultiva ou quer aprender a Cultivar Orquídeas?
Esta com dúvida ou não sabe como fazer o Cultivo de Orquídeas ! Vem comigo que lhe explico o passo a passo.